Quem sou eu

Minha foto
O meu inicio na meditação se deu através de um livro do monge zen budista, Thich Nath Han - Para Viver em Paz-Editora Vozes, Thich Nhat Han já foi indicado ao Premio Nobel da Paz, ele é minha grande fonte de inspiração para as praticas meditativas. Meu foco são as meditações dinâmicas que podem ser aplicadas na vida cotidiana por isso são descritos vários tipos de práticas. As práticas meditativas transformaram minha vida e hoje sou mais centrado e feliz, consegui também frear e diminuir muito meus pensamentos. Praticante há muitos anos de práticas meditativas, através da Sociedade Budista do Brasil tive contato com monges de outros países onde pude desenvolver mais a minhas práticas. Participei em 2004 de um retiro de meditação com monges do Monastério do Thich Nhat Han. Em 2013 me tornei professor de meditação. As praticas meditativas devem ser incluídas paulatinamente em nossa vida diária como estilo de vida, a Plena Atenção ensinada por Buda pode ser vivenciada em qualquer lugar ou situação.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

MOMENTO ZEN 26ª edição

26ª EDIÇÃO
21/08/2015
Editor: Mario Nigri Iampolschi
momento.zen.mario@hotmail.com 
______________________________________________________




Caros amigos leitores, é um grande prazer iniciarmos essa nova edição com um tema que vai nos levar para um lugar especial, que pode nos trazer Felicidade e Luz para as nossas vidas.





VIVA O MOMENTO PRESENTE !


Autor: Mario Nigri Iampolschi

O Momento Presente é uma dádiva de Deus, só os Mestres Ascensionados
(Iluminados) conseguiram viver o tempo todo em atenção contínua no Momento Presente, nós "meros mortais" podemos apenas nos treinar para alcançarmos um pouco dessa dádiva.







TRANSFORMANDO NOSSO CORPO EM NOSSA CONSCIÊNCIA

O mestre Thich Nhat Han trata a Plena Atenção ao Momento Presente transformando o corpo em Consciência assim como Buda ensina, então, se nós nos movermos com o corpo transformado em consciência só  podemos fazê-lo estando atentos aos nossos movimentos e ao nosso corpo ao mesmo tempo, sendo que a respiração está contida no corpo físico e também segue a mesma estratégia  de consciência, para respirarmos com consciência não precisamos estar em meditação, basta apenas sentir de dentro para fora, o ar que entra e sai, sem mudar o seu ritmo, se tornamos nosso corpo a nossa consciência então sentimos o corpo também, normalmente só sentimos nosso corpo quando há dor ou prazer, essa nova forma de lidar com o corpo cria um portal para o Momento Presente.  

O corpo relaxado é primordial para as práticas meditativas.

click abaixo e veja a pratica para relaxar mente e corpo.
http://momentozenmario.blogspot.com.br/2013/04/momento-zen.html



 TRABALHANDO A CONSCIÊNCIA E A MENTE

Usamos apenas uma pequena parte de nosso cérebro, mas será que utilizamos 100% de nossa consciência no dia-a-dia? 

No Templo budista, tive a oportunidade de conhecer o monge Dom, já falecido que me disse que nossa consciência habitual é muito fraca, que deveríamos estar totalmente conscientizados do que quer que estivéssemos fazendo e fazermos dessa prática uma "tábua de salvação" para a nossa Paz.   

Em outra ocasião ele pediu que eu olha-se para sua mão e começou a fazer um círculo com seu dedo rapidamente, e me perguntou o que eu via, eu disse: "um vulto", depois ele pediu que olha-se de novo, ele fez o mesmo circulo de forma bem lenta, e me perguntou de novo, eu disse que eu via um dedo fazendo um movimento circular, então ele concluiu: assim é sua mente, gira muito rapidamente, por isso sua visão é deturpada, quando desaceleramos a mente enxergamos melhor a vida. 

A conclusão é que para sermos mais conscientes em nossa vida, devemos diminuir a velocidade de nossa mente e estarmos mais conscientes em tudo que fizermos, isto é, fazermos as coisas mais devagar e atentamente para corrigirmos as debilidades da mente e nossa fraca consciência, há um vasto material nas edições do Momento Zen a serem exploradas, boa viagem...




A FELICIDADE E A CONSCIÊNCIA


O grau de felicidade que sentimos, entre outros fatores, dependem de quanto somos capazes de estamos no momento presente, e com nossa mente um pouco mais desacelerada, por isso vamos tentar usarmos nossa consciência de forma integra, no aqui e agora.

Para estarmos no momento presente temos de desenvolver os nossos sentidos e torná-los mais sensíveis ao momento presente e devemos transformá-los em consciência pois sabemos eles são autônomos.






Resultado de imagem para albert einstein tudo e energia



 A LEI DA ATRAÇÃO


A Lei da Atração foi largamente divulgada no brasil, significava que atraímos aquilo que pensamos, porem, devemos sentir o que desejamos em nosso corpo e mente ao mesmo tempo, imaginando como nos sentiríamos bem se nosso desejo fosse alcançado.

Tudo no mundo é energia e toda matéria é constituída de energia, viver o presente com prazer e felicidade gera uma energia positiva e o mundo ao nosso redor atrai para nós mais coisas e situações que proporcionem essa energia, segundo a Lei da Atração, vocês não precisam  acreditar, mas seria bom se pudessem experimentar o bem estar que a energia positiva nos proporciona.


PORQUE VIVERMOS O MOMENTO PRESENTE ? 

Por dever, não porque queremos ou não queremos, temos o dever de sermos felizes, temos o dever de cuidarmos de nosso corpo, mente, emoções, energia, portanto se sabemos que a felicidade só existe no momento presente temos o dever de sermos felizes.  





EXERCÍCIOS PARA PENETRAR NO MOMENTO PRESENTE

PLENA ATENÇÃO ATRAVÉS VISÃO

Olhem a imagem acima e procurem ver todos os detalhes presentes de forma atenta para que esses detalhes lhe tragam uma impressão real, como se estivessem nesse lugar especial, exemplo:
imaginem que estão sentados na pedra, depois caminhem para dentro da casa, depois  para a varanda e no final à beira do lago,  sintam todos os detalhes como se lá estivessem . 


Na vida cotidiana procurem apurar mais a visão do momento presente prestando atenção aos pequenos detalhes que geralmente deixamos de lado, então a vida se torna mais bela.





 PLENA ATENÇÃO ATRAVÉS DA  AUDIÇÃO

Resultado de imagem para audição


Procurem um lugar em que possam  prestar atenção aos sons do lugar que estiverem, tentem ouvir os sons mais distantes que puderem ouvir.  

Procurem uma musica especial, prestem atenção as nuances dos instrumentos musicais que individualmente tocam a melodia de modo que um som se encaixa nos outro e formam a música, sintam a letra da música, a estória e a mensagem que a musica quer dizer.

Durante o dia tirem um tempinho para prestar atenção aos sons ao seu redor de onde estiverem. 



PLENA ATENÇÃO ATRAVÉS DO TATO

Resultado de imagem para tato

Sintam que o tempo todo o tato está presente em nós, a pressão e o toque dos pés ou do corpo sentado, sintam o toque da roupa.

Sintam  o corpo no dia-a-dia, sua sensação, o corpo está sempre presente em nós e pode servir como uma âncora que nos prende ao momento presente. 

Quando a mente vagar tragam a atenção para o corpo.  




PLENA ATENÇÃO ATRAVÉS DO OLFATO

Resultado de imagem para olfato sentido humano


Sintam o aroma da comida antes de comer, de saborear um café,  de um lugar agradável ondem estiverem, sintam o perfume do momento presente.





PLENA ATENÇÃO AO PALADAR


Quando comemos um pequeno doce ou um chocolate para sentirmos o sabor naturalmente os saboreamos mais devagar. 

Ao mastigarmos um alimento, geralmente não sentimos o seu sabor até o final, engolimos e logo ansiosamente estamos pegando outra proção , e assim deixamos de saborear o alimento de forma mais plena.   

Acabamos comendo mais rápido e o cérebro demora cerca de 20 minutos para registrar a nossa saciedade, portanto comer rápido engorda, e mais, a digestão começa na boca, portanto comer rápido pode gerar indigestão, e a assimilação dos nutrientes do alimento também é prejudicada.

Existem práticas simples e prazerosas de comermos atentamente, vamos dar três exercícios simultâneos que podem nos ajudar:

1º -  Para sentir melhor o alimento ponham uma porção menor que a habitual no garfo como fazemos quando comemos um delicioso doce.

2º -  Sintam o sabor da comida até o fim da mastigação antes de engolir, tentem deixar o paladar mais sensível ao sabor do alimento.

3º - Façam um intervalo de 7 respirações entre cada porção de comida ou contem mentalmente até 7, dessa forma, aumenta o tempo para que o cérebro registre saciedade e também diminui a ansiedade de comer em demasia. 



PLENA ATENÇÃO A RESPIRAÇÃO

Resultado de imagem para RESPIRAÇÃO CONSCIENTE

Exercícios de atenção a Respiração

1º Exercício:

Sentem-se com a coluna ereta, sintam o toque dos lábios de tal forma que só haja as narinas para o ar passar, prestem atenção a entrada e saída do ar nas narinas sem modificar a respiração, se preferirem pode colocar uma música clássica ou de fundo.

2º Exercício:

- Façam o mesmo que foi descrito no 1º exercício da seguinte forma:

Inspirem normalmente.

Expirem normalmente.

Na segunda respiração deixem o corpo puxar o ar sem interferência ele faz isso o tempo todo sem que tenhamos consciência, sintam o corpo puxando o ar na região do diafragma e soltem o ar naturalmente.

Quando inspirarem contem mentalmente o número Um ao expirar deixem o ar sair naturalmente e na segunda inspiração contem o numero Dois assim sucessivamente até o numero Dez, depois contem de Dez a Um e encerrem o ciclo.

Tentem fazer mais de um ciclo de respiração isso é útil quando estiverem com pensamentos circulares, ou apenas para acalmar a mente.

3º Exercício:

O universo possui uma energia que as antigas civilizações deram nomes diferentes como prana, energia vital, energia cósmica, entre outros, vamos fazer um exercício de respiração e mentalização:

- Inspirando, inspiro a energia do Universo.

- Espirando, exalo a energia do Universo.

Ao inspirarem sintam a energia do Universo que é real entrando junto com o ar, espirando sintam que vocês exalam essa energia espalhando essa energia para o nosso mundo, assim beneficiando todos os seres.

Na fila do banco, do supermercado façam essa respiração consciente, é questão de jeito, com o tempo fica mais fácil.






PLENA ATENÇÃO CAMINHANDO



1º -Caminhem em um lugar calmo ou dentro de casa num lugar seguro e livre de obstáculos, de forma bem lenta e atenta.

2º - Sintam o movimento das pernas.

3º - Olhem para os pés a cada passo para que atenção não seja desviada.

4º - Sintam a respiração ao caminhar, como ela se estabiliza.

Ao caminhar fora de casa sintam os movimentos do corpo e a respiração do corpo pois quem respira é o corpo, é um movimento automático, apenas observem o ritmo da respiração.  



PLENA ATENÇÃO AOS MOVIMENTOS DO CORPO


Resultado de imagem para plena atenção varrendo

Buda nos ensina que devemos dar atenção aos movimentos do corpo, é como desligar o piloto automático e dirigir os movimentos de nosso corpo como fazemos na Meditação Caminhando bem como a atenção a respiração faz parte do corpo, essa consciência gera uma energia de Concentração.


PLENA ATENÇÃO AOS PENSAMENTOS


Resultado de imagem para riacho sentado a beira


Observem como os pensamentos vem e se vão através da Plena Atenção a Respiração, eles são como um rio, sentamos a beira do rio e vemos folhas serem arrastadas, peixes passando, galhos, , a correnteza do rio leva tudo, nós não entramos no rio, senão, seremos arrastados por ele também.

Quando vier algum tipo de pensamento percebam a sua impermanência.











VIVENDO EM PLENA ATENÇÃO



Plena Atenção é ligar a atenção momento-a-momento, quando ligamos a atenção ela se torna concentração e a concentração gera sabedoria.

Façam esse pequeno exercício:

Prestem atenção a entrada do ar nas narinas até chegar aos pulmões, a pausa na respiração e a saída do ar, sigam com a atenção continua, independente do ritmo e tempo da respiração.

A cada momento estamos fazendo alguma coisa, então deixem a atenção seguir um momento e depois outro momento ininterruptamente, façam isso sem nenhuma expectativa, apenas peguem o jeito, nem que seja no inicio por um minuto apenas, com o tempo irão conseguir ficar mais tempo no Momento Presente. 


Quando integramos as praticas meditativas a nossa vida, então elas se tornam parte de nós, e como parte de nós já não poderão mais sair de nós, então a vida torna-se uma comunhão da Atenção Plena com a nossa Alma Imortal, e assim levamos essa forma de vida para nossa porção Imortal de nossa forma como humanos.  

A Plena Atenção é um exercício deve ser treinado não como uma labuta, mas sim com prazer, como um esporte treinamos primeiro e depois entramos para o jogo da vida que é para valer, a vida são os obstáculos desse jogo, mas se estamos bem treinados. quando o obstáculo vier teremos mais facilidade para ultrapassá-lo.

Já é comprovado cientificamente que as práticas de meditação melhoram nossa saúde e qualidade de vida, tanto que já é praticada em alguns hospitais como forma de tratamento auxiliar.

As práticas meditativas só poderão ser integradas e vivenciadas ao nosso cotidiano através de nosso coração, é o nosso auto-amor que gera a prática.

Quando estiverem praticando não o façam de forma automática, o façam de Coração, essa é a transformação, agir com o Coração é o significado da palavra Coragem, portanto é preciso Coragem para sermos felizes como vimos na edição anterior. 






Resultado de imagem para coragem


CORAGEM PARA SER FELIZ 

A palavra Coragem vem do Grego e significa "agir com o coração".

Vivam a vida com o Coração, vivam o Momento Presente como uma dádiva de Deus, a nossa é Alma Imortal, os obstáculos da vida são oportunidades de crescermos e eles serão mais fáceis de serem ultrapassados se soubermos viver o Momento Presente, pois quando se apresentarem para nós, estaremos protegidos pelo o que Buda chamou de  Plena Atenção.

O Óctuplo Caminho do mestre Buda , está inserida a Plena Atenção e através dela iremos nos aproximar dos outros sete caminhos. 


EXERCÍCIO PARA INTEGRAR A PLENA ATENÇÃO NA VIDA COTIDIANA

A partir de agora procurem vivenciar a Atenção de propósito nas pequenas coisas da vida como fazem os monges, façam isso como um esporte não como uma labuta, treinem prazerosamente a Plena Atenção do Buda, e na hora que precisarem estarão prontos, criem espaços do dia para treinarem,  foquem na atenção ao movimento do corpo ao fazer as tarefas cotidianas e se conseguirem foquem na respiração quando estiverem parados ou em movimento, essa forma de vida vai ajudá-los muito a ficar no Centro de seu Ser e vai gerar uma energia que vai facilitar o contato com o Aqui e Agora.

Não desistam de serem plenamente atentos mesmo se não conseguirem no inicio da prática isso é natural, é questão de jeito, é como andar de bicicleta, com o tempo vocês conseguem.  

Fracasso não é quando você perde. 
É quando você desiste.

NAMASTÊ