Quem sou eu

Minha foto
O meu inicio na meditação se deu através de um livro do monge zen budista, Thich Nath Han - Para Viver em Paz-Editora Vozes, Thich Nhat Han já foi indicado ao Premio Nobel da Paz, ele é minha grande fonte de inspiração para as praticas meditativas. Meu foco são as meditações dinâmicas que podem ser aplicadas na vida cotidiana por isso são descritos vários tipos de práticas. As práticas meditativas transformaram minha vida e hoje sou mais centrado e feliz, consegui também frear e diminuir muito meus pensamentos. Praticante há muitos anos de práticas meditativas, através da Sociedade Budista do Brasil tive contato com monges de outros países onde pude desenvolver mais a minhas práticas. Participei em 2004 de um retiro de meditação com monges do Monastério do Thich Nhat Han. Em 2013 me tornei professor de meditação. As praticas meditativas devem ser incluídas paulatinamente em nossa vida diária como estilo de vida, a Plena Atenção ensinada por Buda pode ser vivenciada em qualquer lugar ou situação.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

MOMENTO ZEN 14ª EDIÇÃO


Editor: Mario Iampolschi

momento.zen.mario@hotmail.com





FELICIDADE

Mario Iampolschi


Caros amigos, a felicidade é um hábito que deve ser cultivado dia-a-dia e a meditação da Plena Atenção é o modo que nós budistas a vivenciamos.

No dia 7 de março de 2010 participei de uma cerimônia de refúgio na Jóia Tríplice pelo venerável mestre Hising Yiin  trazido do exterior pelo Templo Zulai www.templozulay.org.br  , onde eu fiz os Quatro grandes Votos :

1- Ajudarei ilimitadamente a todos os seres sencientes
2- Erradicarei todo sofrimento  extinguindo paixões e ilusões
3- Estudarei e praticarei o Dharma ilimitadamente
4- Farei todo esforço para trilhar o caminho do Buda

O Monge convidou os participantes da palestra que ele havia dado nesse dia sobre a Lei do karma (a lei da causa e efeito) a participar mesmo os que  fossem de outras religiões, ele disse que nós poderíamos continuar indo aos nossos centros religiosos e quando estivésimos lá poderíamos pedir pelo bem da humanidade. 


A Jóia Tríplice é o refúgio no Buda, no Dhama (seus ensinamentos) e na Sanga (onde a comunidade budista se reúne).

Pela data do meu nascimento foi me dado meu nome no Dharma 
- She Ye ,  que  significa equânime no agir.

Na cerimônia ele falou da Lei do Karma, a lei da causa e efeito, no budismo acreditamos em renascimento, e dependendo de suas ações nessa vida você poderá renascer em uma vida melhor.

Buda teve vários renascimentos antes de sua Iluminação (Nirvana).

O monge contou uma estória de um homem muito rico porém muito mesquinho , quando faleceu ele foi para  julgamento para escolher em que condições queria renascer, a entidade responsável perguntou:

você tem duas escolhas:

"você poderá  ter  dinheiro e doar ,  ou você pode receber  dinheiro, o homem sovina falou prontamente, eu quero receber, e a entidade prontamente disse ok, então o homem renasceu como mendigo"...

Ele disse que as boas ações seguem a Lei da causa e efeito, se você come gordura com exagero, pode entupir seus vasos sanguíneos e ter um infarte, a gordura é a causa e o infarte o efeito, disse também se um delinquente tenta assaltar um transeunte, e não vê o guarda atrás dele, ele poderá ser preso, a causa é o assalto e não ter visto guarda e o efeito é a prisão, e que se você planta arroz não pode colher feijão,então se nós plantamos boas ações, bons pensamentos, bons sentimentos, colheremos esses frutos.




       Imagem relacionada                      


A HISTÓRIA DO BUDA
  

O Buda aos 16 anos casou-se com uma princesa . Aos 29 anos renunciou aos prazeres mundanos, saiu do palácio de seu pai apenas com uma muda de roupa , em busca de uma resposta para o sofrimento da existência abraçando a vida de asteca.

Procurou diferentes mestres, numa dessas seitas praticando mortificação ficou muito fraco . Não satisfeito com as práticas de ascetismo decidiu voltar a um modo de vida mais natural, o caminho do meio (um de seus ensinamentos), não comer quase nada o enfraquecia e impedia a sua iluminação, comer o necessário para se manter saudável era a solução, assim ele criou seu próprio caminho seguindo apenas a si mesmo. 

Aos 35 anos sentado a beira do Rio Neranjara, ao pé de uma figueira, conhecida mais tarde como árvore Bodhi, atingiu a Iluminação.

Durante 49 anos, ensinou o caminho a todos os tipos de pessoas, dos reis a mendigos; assim hoje seus ensinamentos espalham-se pelo  mundo todo.

A palavra Buda significa " o Iluminado"; expressa literalmente "aquele que atingiu a suprema iluminação".   

                                                                                                  



Mario Iampolschi 

No mês de janeiro tive privilégio de participar das palestras do Buddharakkhita  e até almoçar no templo com ele,  é um monge que reside no Senegal, está sempre sorrindo e nos  passa muita confiança. 

Ele disse que geralmente temos aversão a nós mesmos,  que se estivéssemos  tomando uma sopa, e caísse um fio de nosso cabelo , nós imediatamente retiraríamos o fio, sorrindo, perguntou porque não continuarmos tomando a sopa e quando o fio de cabelo estivesse em nossa colher então jogá-lo fora , assim também temos aversão as impurezas de nosso corpo, mas elas estão dentro de nós e fazem parte de nosso corpo, aversão e apego são algumas das causas de nosso sofrimento, ensinados pelo Buda.

O Banthe Buddharakkhita disse que o  Dailailama ensina que todos buscam a felicidade, mesmos os delinquentes estão em busca da felicidade".

Em uma de suas palestras ele falou sobre a Felicidade através da Meditação, é como construirmos nossa casa interior.

A base ou a fundação tem que ser em terreno firme, dissse geralmente construímos nossa felicidade em terreno instável como nos bens materiais,  paixões em tudo mais que é impermanente , tal qual existe a lei da gravidade, na lei da impermanência nada permanece igual depois de um certo tempo, tudo está em constante transformação inclusive nossos estados mentais, ele disse que o terreno ideal é a Ética, viver com ética evita nosso sofrimento.

As paredes seriam a Plena Atenção. 

Existe a plena atenção ao corpo, quando respiramos estamos conscientes de nossa respiração, quando nos movemos nós desligamos nosso piloto automático e nos movemos com consciência começamos a gerar a consciência e  atenção dentro de nós mesmos.

Da mesma forma vivenciamos na plena atenção aos nossos processos mentais, observarmos sem “apego” ou “aversão” . 

Estamos em plena atenção aos sentimentos, sensações,  eles fazem parte de nós assim como as impurezas do corpo.

Apegar-se as sensações agradáveis gera sofrimento por elas serem impermanentes não podemos agarrá-las, assim como ter aversão as desagradáveis também e quando essas chegarem,  apenas a observamos com nossa respiração consciente e lembramos da lei ensinada pelo Buda da impermanência, elas irão passar, geralmente agarramos essas sensações e ele citou outro exemplo:  
é como pegássemos um ferro em brasa simbolizando a raiva, e nos dissessem "largue isso!",  não queremos largá-lo e dizemos : não  essa raiva é minha,  o que também alimenta essa raiva é quando quando você pergunta a um amigo sua opinião e esse amigo agrava mais  a situação, como exemplo ele disse que quando jovem antes de se como ordenar monge perguntou a um amigo o que ele devia fazer em relação a uma pessoa que ele estava ressentido,  que esse amigo disse "vamos quebrar suas pernas"...

O teto é a concentração,  ela nos protege da chuva e do sol, sem concentração e foco não podemos realizar nossos sonhos.

Ele nos aconselhou a lavarmos nossa mente diáriamente, assim como lavamos nosso corpo, não queremos sairmos  sujos de nossa casa.

Devemos lavar nossa mente,  para os budistas é a meditação, você pode também lavar sua mente fazendo orações dentro de suas crenças, no budismo existe também a meditação do amor universal, nós começamos dizendo para nós mesmos, que eu possa estar feliz e saudável , e depois vamos fazendo essa afirmação  primeiramente para as pessoas mais queridas, familiares, amigos, depois para nossos inimigos, estendemos para todos os seres  os seres visíveis e invisíveis. 

O Buda nos ensinou que devemos estar bem com todos os seres e é também uma forma de proteção.  

Quando os monges iam  meditar na floresta eles não conseguiam pois atacados por animais, insetos, então retornaram e perguntaram ao Buda o que fazer, ele pediu para que antes da meditação  eles fizessem a meditação do amor universal para os animais, insetos e todos os seres da floresta, depois disso não mais foram molestados.





OUÇAM SUAS PALESTRAS 



               
                                                           
                               




Mario Iampolschi


A felicidade só pode acontecer se estivermos presentes para ela.

Se você está viajando de ônibus em suas férias por exemplo, passando por uma linda paisagem, você só pode curtir essa paisagem se sua mente estiver no momento presente, se você estiver pensado apenas no futuro, como vai ser quando chegar no hotel, nos passeios, você já perdeu uma parte de sua felicidade, a paisagem, não a vivenciou completamente.  

Se uma linda criança  sorri para você e você estiver pensando no passado ou futuro, você não irá curtir esse momento.

Se você no trabalho sai para almoçar e vai a um restaurante que tem uma deliciosa comida, se ainda estiver pensando  no trabalho ou no que vai fazer depois do almoço, você come mas não saboreia a comida, a vida é como esse  prato delicioso,  para podermos saboreá-lo temos que estar presentes para ele.

Temos que nos tornar real para nossa felicidade.

A todo momento podemos estar em contato com a felicidade.

Mesmo que  você não tenha nenhuma razão para se sentir feliz num momento de sua vida, você pode ser feliz fazendo um balanço das coisas boas que aconteceram com você até hoje, numa doença curada, no seu crescimento como ser humano, suas conquistas, nas boas experiencias da infância, etc.

A matéria o tempo corrói, mas o espirito é eterno.

Ajudem também aos outros que estiverem sofrendo, com uma simples palavra ou apenas os ouvindo, quando ajudamos aos outros a se  libertarem  de seus sofrimentos nos sentimos felizes também e somos beneficiados pela lei do Karma.

    
                             

                                                        
                                               HORA DA PRÁTICA

Mario Iampolschi 



Para estarmos presente para a felicidade devemos estar também no momento presente, e para isso o devemos manter nossa mente alerta e trazê-la constantemente para o presente, devemos desligar nosso piloto automático, e termos consciência de nossos movimentos corporais assim como  estarmos também conscientes de nossos pensamentos, sentimentos e ações, o mestre Thich Nhat Han chama isso de Mente Alerta ele nos ensina que se quisermos manter constantemente nossa mente alerta devemos estar estar consciente de nossa respiração pelo mesmo tempo, mantenha sua respiração consciente, sinta o prazer dessa atenção e a comida vai ficar mais saborosa, as paisagens mais bonitas,  a pessoa a sua frente se tornará real.

A única realidade que existe é o momento presente, o passado "já era" o futuro é pura especulação, só vale ser feliz aqui e agora.



                                                                                                                                                                                                NAMASTÊ  
     





Coloque sua foto num tema anos 60, 70 e 80. Conheça o novo site de I Love Mes