Quem sou eu

Minha foto
O meu inicio na meditação se deu através de um livro do monge zen budista, Thich Nath Han - Para Viver em Paz-Editora Vozes, Thich Nhat Han já foi indicado ao Premio Nobel da Paz, ele é minha grande fonte de inspiração para as praticas meditativas. Meu foco são as meditações dinâmicas que podem ser aplicadas na vida cotidiana por isso são descritos vários tipos de práticas. As práticas meditativas transformaram minha vida e hoje sou mais centrado e feliz, consegui também frear e diminuir muito meus pensamentos. Praticante há muitos anos de práticas meditativas, através da Sociedade Budista do Brasil tive contato com monges de outros países onde pude desenvolver mais a minhas práticas. Participei em 2004 de um retiro de meditação com monges do Monastério do Thich Nhat Han. Em 2013 me tornei professor de meditação. As praticas meditativas devem ser incluídas paulatinamente em nossa vida diária como estilo de vida, a Plena Atenção ensinada por Buda pode ser vivenciada em qualquer lugar ou situação.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

MOMENTO ZEN 1ª edição

Editor Mario Nigri Iampolschi

momento.zen.mario@hotmail.com



 
Mario -Meditação caminhando - Retiro budista com mongens do monastério do Thich Nhat Han






Mario N. Iampolschi



Caros leitores amigos, é com grande prazer que começamos a trilhar o caminho da paz nessa primeira edição, agradeço por poder divulgar a Doutrina Budista.                                                     


Começamos com meditações bem simples e práticas, nas próximas  iremos incluir outras e também os ensinamentos que Buda nos deixou.  


Há mais de vinte anos atrás,  comecei a pesquisar uma solução para meus problemas de saúde, e encontrei um livro de título: Para viver em paz - o milagre da mente alerta - do monge Thich Nhat Han  ( Editora Vozes), depois disso minha vida mudou e consegui melhorar minha saúde física e mental, esse livro ainda é editado no brasil e tem prefácio e tradução da atriz Odete Lara, este monge budista vietinamita foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por Martin Luther King, Jr. 

                            
                             


Vocês acham que MEDITAÇÃO é  sentar por 5 à 30 minutos e se sentir bem o dia todo?



Minha experiência diz que não, meditação é para ser aplicada na vida 
cotidiana  também. 


Experimentem : 


Andem bem devagar, o mais lento possível, quando o pé direito tocar o chão, mentalizem a palavra LAR, e o esquerdo mentalizem CHEGUEI,  depois de algum tempo, quando estiverem firmes nessa prática, ao inspirar mentalizem LAR e ao expirar, CHEGUEI, antes de dormir é um bom período, façam o tempo que se sentirem bem e à vontade, a prática deve ser prazerosa nos trazer paz, este exercício desenvolve a concentração e ajuda a ter um sono mais tranquilo.



Se caso acordarem de madrugada e ficarem perturbados ou preocupados com  algum assunto  podem praticar a respiração consciente mentalizando, LAR- CHEGUEI como vimos acima, ou um mantra que  que preferirem, inspirando e expirando em cada sílaba como por exemplo, SI-LÊN-CI-O ou PAZ, sincronizem o  tempo da sílaba ou palavra junto com a inspiração e expiração.

Nosso propósito é diminuir os pensamentos inúteis e sofríveis de nossa mente.






Que todos possam estar em Paz 


                                                                                                                                                                 
                                                             NAMASTÊ !


Nenhum comentário:

Postar um comentário