Quem sou eu

Minha foto
O meu inicio na meditação se deu através de um livro do monge zen budista, Thich Nath Han - Para Viver em Paz-Editora Vozes, Thich Nhat Han já foi indicado ao Premio Nobel da Paz, ele é minha grande fonte de inspiração para as praticas meditativas. Meu foco são as meditações dinâmicas que podem ser aplicadas na vida cotidiana por isso são descritos vários tipos de práticas. As práticas meditativas transformaram minha vida e hoje sou mais centrado e feliz, consegui também frear e diminuir muito meus pensamentos. Praticante há muitos anos de práticas meditativas, através da Sociedade Budista do Brasil tive contato com monges de outros países onde pude desenvolver mais a minhas práticas. Participei em 2004 de um retiro de meditação com monges do Monastério do Thich Nhat Han. Em 2013 me tornei professor de meditação. As praticas meditativas devem ser incluídas paulatinamente em nossa vida diária como estilo de vida, a Plena Atenção ensinada por Buda pode ser vivenciada em qualquer lugar ou situação.

sábado, 3 de janeiro de 2015

MOMENTO ZEN

25ª EDIÇÃO
03/01/2015
Editor: Mario Nigri Iampolschi
momento.zen.mario@hotmail.com 

__________________________________________________________



Caros amigos leitores, é com prazer que iniciamos uma nova jornada rumo a felicidade,  vamos falar nessa edição sobre como realizarmos os nossos desejos para esse novo ano que se inicia e qual o caminho a ser trilhado para alcançarmos o sucesso. 



     
                      O SUCESSO DEPENDE DE NÓS
          
   
Autor: Mario Nigri Iampolschi

Primeiramente, temos que nos responsabilizar pelos nossos desejos, não devemos colocar nossos desejos na dependência do outro, ou das circunstancias, um homem de sucesso cria sua própria perspectiva de vida.



O GRANDE OBSTÁCULO


O MEDO é o maior obstáculo para o sucesso, os grandes vencedores podiam ter medo sim, e creio que tinham, pois o medo é um instinto natural do ser humano, mas,  provavelmente esse medo não os paralisava.


Na edição anterior falamos da nossa personalidade infantil, como uma criança, não gostamos de perder, de sermos criticados, de sermos ameaçados pelos outros,  e vimos que nossa personalidade é mais negativa do que positiva, portanto aí está o Grande Obstáculo.



OS NOSSOS DESEJOS 


Existem dois tipos de desejos: o desejo de Ter e o de Ser.

O desejo de Ter é o desejo material. 


O desejo de Ser vem da nossa Alma Imortal, como felicidade, saúde e paz.

Ambos os desejos dependem de nossa sabedoria e de nosso entusiasmo pela vida.


Só podemos realizar nossos desejos se estivermos inteiros no momento presente, esse é o único momento possível para sermos felizes e construirmos uma nova vida feliz e próspera.


Vamos focar nessa edição os dos dois tipos de desejos, pois creio que a maioria dos leitores gostariam de ser felizes na vida material e espiritual, porem, ser feliz apenas na vida material é uma ilusão criada pelo mundo materialista em que vivemos, no qual somos manipulados para consumirmos cada vez mais... 



Ambos os desejos são importantes, devemos ter equilíbrio, como Buda ensinou, irmos pelo o Caminho do Meio, temos que cultivar os  dois caminhos o do Céu e o da Terra. 







Na figura acima vemos 8 degraus a serem superados, nos ensinamentos do Buda temos 8 caminhos a percorrer para sermos felizes, o Óctuplo Caminho, vamos traçar um paralelo entre esses dois caminhos para atingirmos nossos desejos materiais e espirituais. 






EU NÃO VOU FAZER




Se eu desejo, eu não vou fazer porquê ?

Esse pensamento geralmente está ligado ao nosso passado.


Desde criança, a sociedade nos ensina a sempre vencermos, a não sermos fracos, a não errarmos, mas, se nós aceitarmos perder, sermos fracos de vez em quando, errarmos, isso tira um enorme peso de nossas costas, pois, com todo esse peso como vamos trilhar o nosso caminho?


Existem três passos importantes para começarmos a trilhar nosso caminho:


1º passo - Aceitar as nossas fragilidades, pois são naturais a todos os seres humanos.

2º passo - Aprender a perder, perder faz parte da vida, sabemos que teremos toda uma eternidade para trilhar o nosso caminho pois somos Almas Imortais. 


3º passo  -Aprender a não desistir, e a cada vez que cair sempre se levantar, o mais rápido possível, e continuar seguindo o caminho, isso é comum a todos o Homens que obtiveram sucesso na vida tanto material como espiritual.  


Óctuplo Caminho = Ação Correta .   

Reta Ação em relação ao Óctuplo Caminho (veremos abaixo os outros sete caminhos)

Paralelo =  Dar o primeiro passo é a ação  correta e imprescindível para trilharmos o caminho.




EU NÃO CONSIGO FAZER

          


Esse pensamento é referente a todos os insucessos que obtivemos na vida.

Sempre desistimos quando não conseguimos o que desejamos, isso é muito comum nas metas de fim de ano, achamos que não somos confiáveis para realizarmos nossos desejos, mas, se incluirmos a prática de nos levantarmos sempre, mais cedo ou mais tarde naturalmente chegaremos ao final do caminho.

Buda levou muitas encarnações para se tornar iluminado, em vidas anteriores ele queria se iluminar e servir a humanidade, mas ainda não tinha evoluído o bastante.

Óctuplo Caminho Meio de Vida Correto

Termos um meio de vida que não prejudique aos outros seres.

 Paralelo = Criarmos uma meio de vida correto de acordo com o que desejamos. 







EU QUERO FAZER



Esse pensamento vem de nosso coração e é um pensamento de coragem.

O significado da palavra Coragem é agir com o coração. 

3º Caminho (óctuplo caminho) - Palavra Correta.

- Falar de forma consciente a não ferir aos outros seres, evitar conversas frívolas e maledicências.


Paralelo = Eu quero fazer, essas são as palavras corretas que dizemos a nós mesmos, de acordo com o que desejamos, aceitando tudo que foi exposto nos dois caminhos anteriores.







COMO EU FAÇO



Esse é um pensamento de dúvida ou desconhecimento.


Primeiro passo:

Mediante o que foi exposto nos caminhos acima, investigarmos como somos, e como podemos melhorar nossa personalidade para seguirmos o nosso caminho.

Segundo passo:

Traçarmos o mapa de nosso caminho e segui-lo, observando os obstáculos já expostos nos caminhos acima.

Devemos nos manter no caminho, lembrando sempre que o fracasso vem da desistência do caminho, nos mantermos no caminho é a única forma de chegarmos ao final, senão estaremos a vida toda trocando de caminho sem chegar a lugar nenhum...

Caminho (óctuplo caminho) - Plena Atenção Correta -

- Estarmos atentos aos movimentos do corpo e da mente e de tudo que ocorre dentro e fora de nós em nossa vida. vejam  mais sobre Plena Atenção na 2ª edição click abaixo
http://momentozenmario.blogspot.com.br/2012/01/momento-zen-edicao-1972009-editor-mario.html

- Paralelo = uma verdadeira investigação, manter o foco de tudo o que está acontecendo no momento presente, dentro e fora de nós, sem julgarmos ou condenarmos a nós mesmos, aos outros ou as situações de vida, aceitação da vida como ela é, agir pela sabedoria ao invés de agir pelo do sofrimento, por exemplo quando temos uma dor física nós a observamos e a deixamos passar , mas nossa tendência é lamuriar a dor, "nossa que dor" esse lamuriar nos traz o sofrimento mental junto com o sofrimento físico natural da dor então, teremos 2 sofrimentos ao invéz de um só, quando a dor é mental e não fisica o sofrimento vem quando ficamos ruminando essa dor, a solução para ambas as dores é a sabedoria e a respiração consciênte veja a 20ª edição click abaixo
http://momentozenmario.blogspot.com.br/2013_04_01_archive.html

 " A Dor é inevitável , mas o Sofrimento é Opcional."  



EU VOU TENTAR FAZER

  

Depois da decisão de agir significa que vamos começar a tentar, uma vez, duas vezes, muitas vezes, não importa, nós não estamos apegados ao resultado instantâneo, mas sim a seguirmos o caminho de forma contínua e feliz.

A felicidade é muito importante em nosso caminho, nossos desejos não devem nos torturar principalmente os materiais, pois a auto-tortura e o sofrimento minam nossa paz e nossa saúde, quando isso acontece não estamos indo pelo caminho correto.


No retiro budista que fiz com monges do Monastério do mestre Thich Nhat Han que vieram ao Brasil, um deles me disse que para saber se a prática meditativa está correta o mestre Thich Nhat Han nos ensina que a prática deve trazer paz e felicidade, caso contrário não estamos fazendo de forma correta.


5º Caminho (óctuplo caminho) - Concentração Correta


A Concentração Correta - É a sucessão da Plena Atenção Correta, quando nos tornamos atentos momento a momento isso gera a Concentração, significa vivermos no momento presente a cada instante.


- Paralelo = significa manter o foco único em nosso desejo ou seja: falar, agir e fazer.  





EU CONSIGO FAZER


Quando começamos a trilhar o caminho devemos ter em mente uma das leis que Buda ensinou, a Lei da Impermanência.


Nosso caminho não será um mar de rosas, haverá tempestades também, nada nesse mundo permanece o mesmo, tudo está sempre em constante mudança.


Devemos aprender a nos equilibrar a essas mudanças.


Mesmo que consigamos realizar nosso desejo, ele deverá ser cultivado e cuidado com muito carinho e amor, como cultivamos uma flor, ela deve ser regada e cuidada todos os os dias, as vezes temos a impressão que a flor morreu quando ela murcha, mas, na verdade ela continua existindo só que de outra forma, como semente, ela continua existindo na terra que a alimenta e no caule da planta que a faz brotar de novo, quando alimentamos a terra estamos alimentando a planta  e se continuamos cuidando da terra continuamente a flor renasce de novo, é como o nosso caminho...

6º Caminho  (óctuplo caminho) -Esforço Correto 

- Esforço em nos mantermos no caminho da Plena Atenção e da Concentração.

- Paralelo = Esforço correto para cuidarmos sempre de nosso desejo para que ele possa florir.




 EU VOU FAZER



Para realizarmos nossos sonhos ou para qualquer coisa na vida, necessitamos dar o primeiro passo.

No caminho do discípulo damos o primeiro passo, e quando saímos do caminho, nós apenas levantamos e seguimos em frente sem nos lamuriar por ter saído do caminho, a queda faz parte do caminho, ela é o obstáculo e ao mesmo tempo a prova, pois sem obstáculo e sem prova como saberemos que o caminho está correto? quando  não passamos em uma prova da escola, isso não significa o fim dos estudos, o fim dos estudos virá apenas com a nossa desistência.

Há muito tempo atrás eu dei meu primeiro passo quando comprei o meu primeiro livro do Monge Thich Nhat Han, eu li e pratiquei. 

Eu sempre soube desde a primeira vez que li o livro, que esse era o meu caminho para a felicidade, mas, se eu desistisse todas as vezes que não consegui por em prática o que li , eu não teria me tornado professor de meditação e não estaria  hoje escrevendo esse blog, meu maior mérito foi nunca ter desistido.


Óctuplo Caminho - Pensamento Correto.  


Significa ver as coisas como elas são realmente sem floreios ou ilusões criadas pela nossa mente, e agirmos de acordo com o Óctuplo Caminho, o Óctuplo caminho não é fácil de ser seguido mas podemos aplicar a ele os mesmos princípios de realizações de nossos desejos expostos nessa edição.

Paralelo= manter sempre em mente o mapa do caminho e para isso temos que decorá-lo e lembrarmos sempre dele, principalmente quando as pedras do caminho aparecerem.







SIM EU FIZ

FINALMENTE NÓS REALIZAMOS NOSSO DESEJO AGORA VAMOS TRILHAR O CAMINHO, MAS PARA MANTERMOS NOSSO DESEJO VIVO TEMOS QUE CONTINUAR O ETERNO CAIR E LEVANTAR 





 Caminho  (óctuplo caminho) - Compreensão Correta

Compreender as coisas nos traz uma visão correta da vida e nos ajuda a eliminar o sofrimento, mas para isso temos que ter seguido os oito caminhos que o Buda nos ensinou, mas como somos muito limitados em nossa evolução espiritual,  podemos começar com a Plena Atenção que é a base dos ensinamentos do mestre Thich Nhath Han e o carro chefe do Momento Zen, e com o tempo, podemos ir incluindo os outros caminhos, eles virão naturalmente, pois no Óctuplo Caminho os caminhos estão interligados.

Se por exemplo começamos com a Plena Atenção a Concentração virá como consequência e a Concentração Correta nos fará entrar em outro caminho e esse o outro nos levará a um outro caminho, assim naturalmente mesmo que de forma tímida e talvez por pouco tempo, estaremos experimentando o caminho da Felicidade que Buda nos ensinou.

Paralelo = Quando temos compreensão das regras que regem o nosso desejo e nossa vida, devemos continuar o nosso caminho, agora para mantermos nossa realização viva.



NAMASTÊ!


UM ÓTIMO ANO NOVO A TODOS, SUCESSO...