Quem sou eu

Minha foto
O meu inicio na meditação se deu através de um livro do monge zen budista, Thich Nath Han - Para Viver em Paz-Editora Vozes, Thich Nhat Han já foi indicado ao Premio Nobel da Paz, ele é minha grande fonte de inspiração para as praticas meditativas. Meu foco são as meditações dinâmicas que podem ser aplicadas na vida cotidiana por isso são descritos vários tipos de práticas. As práticas meditativas transformaram minha vida e hoje sou mais centrado e feliz, consegui também frear e diminuir muito meus pensamentos. Praticante há muitos anos de práticas meditativas, através da Sociedade Budista do Brasil tive contato com monges de outros países onde pude desenvolver mais a minhas práticas. Participei em 2004 de um retiro de meditação com monges do Monastério do Thich Nhat Han. Em 2013 me tornei professor de meditação. As praticas meditativas devem ser incluídas paulatinamente em nossa vida diária como estilo de vida, a Plena Atenção ensinada por Buda pode ser vivenciada em qualquer lugar ou situação.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MOMENTO ZEN 12 ª EDIÇÃO


momento.zen.mario@hotmail.com
Editor: Mario N. Iampolschi









DIRIJA VOCÊ MESMO SUA VIDA 




Mario Iampolschi 


Caros amigos leitores, nessa última edição do ano, tivemos muito material para praticarmos e em 2010 já estaremos planejando nossas metas, que para serem cumpridas, deveremos estar no momento presente.

Se ficarmos pensando no passado em nossos fracassos ou no futuro em nossos medos possíveis e imaginários, ficaremos nos movendo em círculos, ano após ano sem conseguirmos atingí-las.  


Quem nos atrapalha a alcançar nossas metas?

- Nossa mente , quando estamos no momento presente sem "viajar na maionese" o famoso "e sê", achamos que vamos conseguir, mas logo depois vem nossa mente e começa a tentar controlar o que não tem controle, o futuro que é incerto, o passado passou, mas se você acredita que vai repetir os erros do passado, então sua mente obedece.
 
Não se preocupem, essas armadilhas da mente acontecem quando o inconsciente toma conta de nós, conforme vimos na 6ª edição.
 
Como podemos dirigir nossa vida?


Estando conscientes, caso contrário quem dirige é o inconsciente, que  é apenas um sonho,é como estarmos sonhando acordados, não enxergamos o momento presente,  cegos não conseguiremos alcançar nossos objetivos.
 
 
  

  

MEDITAÇÃO 
  
Maria José - professora da Palas Athena 

De olhos abertos, com música ou caminhando, uma delas é a sua cara

entre 7 técnicas para você meditar e acalmar:

A lista de benefícios oferecidos pela meditação não encontra limites. A técnica milenar ajuda a disciplinar e acalmar a mente, trazendo conforto emocional e aumentando nossa capacidade de concentração. "É um exercício ótimo para nos ajudar a lidar com as nossas emoções", diz Maria José Rocha Correia, professora da Associação Palas Athena.


Quando o indivíduo atinge determinado grau de concentração passa a ficar mais atento e ter uma percepção maior de si mesmo. "O estado nos alerta para os nossos sentimentos e o dos outros", avalia Maria José. O resultado é uma ampliação do potencial humano e a premissa da meditação, que é não causar dano a si próprio e ao seu redor. "Esta ampliação permite ao ser humano uma maneira nova de estar no mundo e criar um espaço próprio de paz e serenidade", define a professora da Palas Athena.

E se você é do tipo que nunca nem pensou em usufruir de tudo isso, apavorado só de pensar na combinação cheiro de incenso mais música instrumental, tem tudo para mudar de idéia. Existem técnicas para todos os tipos de perfil: dá para meditar de olho aberto, vendo uma imagem bonita, entoando mantras ou simplesmente em silêncio, num lugar calmo.

Mais animado a começar? Então espere só para ver quantas boas mudanças esse exercício pode trazer ao seu organismo. Pesquisas realizadas pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), pela Universidade de Harvard e pela Universidade da Califórnia constataram que meditar:

1. diminui o risco de infarto e derrame cerebral;
2. reforça o sistema imunológico;
3. aplaca emoções negativas, como o medo e a raiva;
4. aumenta a produção de hormônios calmantes e reduz o nível de cortisol, hormônio desencadeador do estresse;
5. auxilia a liberação de endorfina, um forte tranquilizante que provoca a sensação de alegria e de bem-estar;
6. alivia a insônia 
e deixar a memória mais afiada.

O tempo para sentir todas essas melhoras varia de uma pessoa a outra e tem pouca relação com a duração da prática. "O que conta é a firmeza de propósito, a disciplina e a regularidade para criar o hábito", explica Maria José. É isso mesmo. A meditação é a ginástica da mente, com a vantagem de que bastam 15 minutos diários para desencadear as mudanças na vida dos praticantes.Meditar é preciso

Para sentir as vantagens dessa técnica ancestral, o segredo é incorporar a meditação ao dia-a-dia, mantendo a paz e equilíbrio nos momentos de tormenta. "Meditar é tornar consciência do agora e prestar atenção em gestos banais e automáticos.

Quando estamos mais atentos aumentamos a qualidade das tarefas que realizamos", ensina a professora da Palas Athena.  Ações singelas também são exercícios de meditação. Algumas práticas, como o budismo, estão centradas na atenção plena. Nada mais do que alguns minutos por dia de percepção às sensações.

Ao beber um simples copo d água sinta a temperatura e a textura do copo, concentre-se no líquido escorrendo pela garganta. Durante o banho, sinta as gotas sobre a pele, o cheiro do xampu e o toque da toalha que envolve o corpo. No trânsito, observe sua respiração .
 Isso vai ajudar a enfrentar os congestionamentos e trará um grande bem-estar físico e emocional.

Quando for se sentar, no trabalho ou à mesa, preste atenção na postura 
(atente para os principais desvios de coluna), na posição de suas pernas e na sensação na coluna. Aproveite o momento de lavar a louça para meditar. Observe o peso, formato, a textura e as cores dos objetos. "Unindo consciência e percepção nós despertamos a atenção e prontidão que é o estado meditativo", explica Maria José.

Se gostar de incenso, escolha um aroma suave 
 e deixe que o odor se espalhe. Observe como o cheiro traz lembranças. Por meio do olfato, que tem ligação direta com o sistema nervoso central, o incenso estimula sensações e aguça certas emoções. Mesmo que apareceram pensamentos, deixe-os passar.

O importante é não desfocar a atenção. Imagine o aroma entrando pelo nariz e concentre-se no caminho que ele faz até chegar aos pulmões. Inspire e depois expire profundamente, percebendo a diferença de temperatura do ar que entra e sai pelas narinas.
Técnicas para deixar a mente sã

Há muitas técnicas que conduzem a mente à tranqüilidade. Veja as principais:

1. Corpo São

Apoios fisiológicos usados para melhorar o estado mental. É uma das mais comuns e simples de fazer. Concentre-se na respiração ou na pulsação do corpo. Sente na chamada pose de índio (ou posição de lótus), com a coluna reta e as pernas cruzadas. Feche os olhos e focalize o fluxo de ar que entra e sai de seus pulmões. Essa técnica é aplicada no budismo japonês. "Se uma pessoa está ansiosa e agitada, o gesto de inspirar e expirar o ar longamente simboliza expelir o que está incomodando. É a saída do excesso de peso, propiciando um estado de serenidade", explica Maria José. A prática hinduísta do tantrismo se concentram nas pulsações e o taoísmo, baseado na filosofia chinesa, nos batimentos cardíacos.


2. Cristã e bhakti-ioga

O foco da meditação são as divindades, orações ou textos sagrados. Resgatada pelo monge beneditino inglês John Main (1926-1982), está baseada na repetição de um mantra (sons). Sente-se com as costas retas em um lugar tranqüilo, duas vezes ao dia, no período da manhã e à noite. Feche os olhos e repita o mantra Maranatha , que em aramaico significa "Venha, Senhor. Venha, Senhor Jesus".


3. Transcendental


Não requer concentração ou contemplação. É baseada na repetição de um som particular só conhecido pelo iniciado.


4. Zen-Budista

Uma das técnicas dessa corrente do budismo é a meditação andando do monge Thich Nhât Hanh. Ao caminhar, conte os passos e sincronize-os com a respiração.



5. Dinâmica

Criada, especialmente para os ocidentais, pelo líder espiritual Mohan Chandra Rajneesh, o Osho. A técnica mistura elementos de várias culturas, como músicas, danças e movimentos para se conectar com o presente.

6. Raja Yoga

O foco é a reflexão. Sentados numa posição confortável e de olhos abertos, os praticantes mentalizam pontos positivos da natureza humana, como perdão, bondade, generosidade, compaixão e amor incondicional.


7. Concentração

Mantras (sons), formas geométricas ou cores são o ponto de atenção. É comum nas práticas hinduístas e budistas. Os praticantes concentram-se num desses aspectos e fazem com que pensamentos e emoções se direcionem a ele. 

 
 


Mario Iampolschi


VAMOS REFLETIR 
 

Meditação é sentir, se você tentar intelectualizar a meditação fica mais difícil,  por exemplo, existem meditações surreais que não é o nosso caso, quando você visualiza situações irreais, na hipnose por exemplo você é levado a acreditar que está comendo uma maçã, quando na verdade está comendo cebola.

A meditação funciona parecido com a  hipnose, se você acredita então sua 
mente torna-se o que você acreditou.

Na meditação Budista não existe o surreal, Buda sabiamente criou técnicas para você ficar acordado no dia-a-dia,  se você consegue focar em sua meta sem ficar sonhando acordado, então consegue atingí-la.

Em nossa empresa, temos trabalhado com coaching,técnica que é voltada para podermos alcançar nossas metas, o pouco tempo que participo ,  aprendi que uma meta tem que ser "cumprível", se você vende 10 sacos de arroz por mês não pode criar uma meta de 50 sacos nas mesmas condições que se  encontra  hoje, temos de ir passo a passo aumentando aos poucos, e para isso acontecer temos que  criar um terreno favorável para o plantio, estudarmos qual o adubo iremos usar para aumentarmos nossa produção, ampliar nosso terreno, aumentarmos contatos de venda, tecnologia, etc., e tudo isso requer trabalho, não cai do céu.   

O mestre Osho nos ensina que devemos caminhar devagar, passo a passo irmos  transformando cada aspecto de nossas vidas para conseguirmos uma transformação total, ele nos ensina que a mente é muito esperta cria metas inatingíveis, por exemplo se você tiver uma meta de andar da Capital do Rio até Petrópolis, você acabará achando que não conseguirá e ira fracassar, se você pensar que pode fracionar esse percurso, então você dará o primeiro passo, e passo a passo você consegue cumprir sua meta. 


Nós budistas não fechamos os olhos para outros ensinamentos, pelo contrário, alguns monges  estudam profundamente física quântica, outros como: yoga, teosofia.

Num retiro budista um monge disse que achava fabuloso como nós brasileiros ficamos atentos ao jogo de futebol, totalmente concentrados, meditação é isso, ficar focado no que estamos fazendo no momento presente.





Mario Iampolschi


HORA DA PRÁTICA

Para dirigirmos nossa vida temos que caminhar com nossos próprios pés, por isso quando estiver caminhando ou lavando louça, trabalhando , etc.,  seja senhor de si mesmo,  meditação é sentir, sinta enquanto caminha que você mesmo é que está caminhando, não seu piloto automático, se você caminha ou faz suas tarefas cotidianas no piloto automático, então você pode ficar a mercê do seu inconsciente, ele estará dirigindo você, tente respirar com consciência,  sinta que é você que está respirando e se movendo, imagine e isso se torna realidade, pois na verdade é isso que acontece  quando estamos totalmente acordados no momento presente.



Todos nós temos condições de cumprir nossas metas se formos realistas, não precisam ser grandes metas, podem ser pequenas metas a cada ano que somadas serão grandes,

                                                             
                                                           NAMASTÊ