Quem sou eu

Minha foto
O meu inicio na meditação se deu através de um livro do monge zen budista, Thich Nath Han - Para Viver em Paz-Editora Vozes, Thich Nhat Han já foi indicado ao Premio Nobel da Paz, ele é minha grande fonte de inspiração para as praticas meditativas. Meu foco são as meditações dinâmicas que podem ser aplicadas na vida cotidiana por isso são descritos vários tipos de práticas. As práticas meditativas transformaram minha vida e hoje sou mais centrado e feliz, consegui também frear e diminuir muito meus pensamentos. Praticante há muitos anos de práticas meditativas, através da Sociedade Budista do Brasil tive contato com monges de outros países onde pude desenvolver mais a minhas práticas. Participei em 2004 de um retiro de meditação com monges do Monastério do Thich Nhat Han. Em 2013 me tornei professor de meditação. As praticas meditativas devem ser incluídas paulatinamente em nossa vida diária como estilo de vida, a Plena Atenção ensinada por Buda pode ser vivenciada em qualquer lugar ou situação.

domingo, 21 de abril de 2013


Espaço Cultural Venha Conosco, que fica na Rua Carlos de Laet, 26 
  Tijuca (próximo ao Tijuca Tênis Clube).
VAGAS LIMITADAS!!!!
Garanta já a sua presença pelo telefone: (21) 9264-2261.
Um forte abraço! 
Alvaro Canella
Gerente de Relacionamentos Hera Coach
Hera Coach

MOMENTO ZEN

20ª edição
21/04/2013
Editor Mario Nigri Iampolschi
momento.zen.mario@hotmail.com



       
 Palestra do dia 06/4/2013 
Práticas Meditativas  
Aula inaugural do curso 
Transformação da Mente Através do Corpo



Mario Iampolschi

Caros amigos é com grande prazer informar que nossa revista digital virou  um curso também, estaremos publicando esses encontros e as experiências vividas no curso, é um laboratório vivo para podermos melhorar ainda mais as nossas práticas.

Agradeço muito a todos os leitores, do Brasil e do exterior, pelas visitas ao Blog, vocês são a razão desta revista existir.


Cada um de vocês estão presentes no Momento Zen pelas suas energias vibratórias e cada vez mais o Momento Zen se alimenta dessa maravilhosa energia e juntos geramos uma grande energia formando um Ser pois como já vimos anteriormente (18º edição) o nosso mundo é mental,  obrigado a todos. 


Vamos abordar nessa edição os principais temas e práticas da palestra inaugural. 



PARA QUÊ SERVE A MEDITAÇÃO

Diminuir os pensamentos em geral
Diminuir o stress
Diminuir o medo
Diminuir a ansiedade
Fechar as portas de nossa mente para as influências externas
Melhorar nosso sistema imunológico
Atenção
Concentração
Intuição
Acessar nosso Eu Superior


QUEREMOS RESULTADOS RÁPIDOS

Todos nós queremos resultados rápidos, fáceis e de preferência que nos seja dado, a vida não é assim, para conquistarmos algo temos de dar o tempo necessário para que nossos projetos dêem certo, por não esperarmos o tempo devido, vamos pulando de um lugar para outro, em vão, sem nos fixarmos em nenhum, é como se o destino estivesse nos acenando lá na frente e nós desistimos quando tudo estava certo para alcançarmos nossos sonhos.



A SUBIDA DA MONTANHA

A atriz Odete Lara conta que quando esteve em Plun Village no monastério do Thich Nhat Han não conseguia subir a montanha, um dia o mestre foi a frente para a prática da meditação caminhando e subiu a montanha, como era fila indiana todos tiveram que seguir seu ritmo desacelerado, então duas coisas importantes ocorreram:
- ela conseguiu chegar ao topo sem se cansar 
- esse ritmo desacelerado fez com que ela pudesse apreciar a paisagem.  

O ritmo desacelerado gera consciência para a mente e energia para o corpo e alma, nos deixa em nosso centro, melhorando assim nosso humor e nossa saúde mental e física.

O ritmo natural de nossa mente é rápido, assim ouvi do Monge Dom no Templo Budista e ele me  deu um exemplo, girou com o dedo indicador fazendo um círculo rapidamente e perguntou o que eu via, eu disse um vulto em forma de circulo, ele explicou que assim é nossa mente acelerada ela não vê o dedo. apenar o vulto dele. 

Um maratonista não pode  acelerar em todo percurso, tem que dosar energia, assim é como em nossa vida temos que dosar energias, a ansiedade gerada pela aceleração mental suga nossas energias e mina nossa paz interior.



ENTENDENDO NOSSA MENTE

Na 18ª edição falamos sobre os sete corpos que habitamos, o ponto crucial é a mente dos desejos egoístas o Kama Manas que fica no quadrado que forma nossa personalidade (ver fig. abaixo), a natureza dessa mente é diversificada, acima existe a mente pura Manas, a mente livre dos desejos egoístas, a nossa mente mais elevada no qual os mestres iluminados habitavam.


A mente Kama Manas ou nossa mente da personalidade distorce nossa realidade gerando alguns estados mentais como:

dúvida,  julgamento,  descriminação, egoismo, negativismo, falta de auto-confiança, auto-depreciação, tendencia a querer controlar o futuro etc. 

Podemos ter um pensamento vindo da mente superior para fazermos alguma  boa ação, mas logo a mente inferior vem  e cria tantos "e sê" que acabamos por desistir dessa ação.










A MENTE É A ASSASSINA DO REAL

Fonte:  A VOZ DO SILÊNCIO

" Que aquele que busca a verdade mate o assassino

Porque quando para si mesmo a sua própria forma parecer irreal, como o parecem, ao acordar, todas as formas que ele vê em sonhos;

quando deixar de ouvir os muitos, poderá divisar o Um - o som interior que mata o exterior.

Então, e só então, abandonará ele a região de Asat, o falso, para chegar ao reino de Sat, o verdadeiro.

Antes que a Alma possa ver, deve ser conseguida a harmonia interior, e os olhos da carne tornados cegos a toda a ilusão.

Antes que a Alma possa ouvir, o corpo tem de se tornar surdo aos rugi­dos como aos segredos, aos gritos dos elefantes em fúria como ao sussurro prateado do pirilampo de ouro.

Antes que a Alma possa compreender e recordar, ela deve primeiro unir-se ao "Falador Silencioso", como a forma que é dada ao barro se uniu primeiro ao espírito do escultor.

Porque então a Alma ouvirá e poderá recordar-se.

E então ao ouvido interior falará"





Mario Iampolschi


OUVINDO NOSSO EU VERDADEIRO

Se a mente inferior é assim devemos seguir a voz do nosso Eu Superior expressa pela nossa consciência, essa é que deve assumir o controle de nossa personalidade, todo trabalho descrito no Momento Zen nos leva para a consciência.

Na 18ª edição na sessão final - Hora da Pratica mostra como  podemos  nos conectar ao nosso Eu Superior.


A  CAUSA DE NOSSO SOFRIMENTO

Nossa identificação com nosso falso Eu, o da mente inferior é que nos traz o sofrimento, acabamos acreditando nela e como ela é a "assassina do real" e como ela também é a mente  inferior, achamos que somos inferiores também.

A verdade é que somos a tríade superior ou Alma imortal,  essa é nossa verdadeira natureza, esse é o nosso verdadeiro Eu não contaminado pelas mazelas do mundo.
  




PRÁTICAS MEDITATIVAS




Vamos começar com um assunto muito importante e que vai permear todas nossas práticas meditativas :




A RESPIRAÇÃO CORRETA


.
Uma boa reeducação respiratória, além de nos prevenir doenças, pode reduzir o estresse, a hipertensão, a depressão e ainda ajudar a rejuvenescer e emagrecer.

Pode também auxiliar a tranquilizar o emocional da pessoa e induzir o relaxamento.

Estudos mostram que ao respirar de forma lenta pelo diafragma traz benefícios à saúde. 

O diafragma é um músculo que se localiza entre o tórax e os pulmões, quando ele é utilizado o oxigênio atinge completamente o pulmão.

Com a respiração torácica, o ar alcança somente a parte superior do pulmão, ocasionando uma inatividade da parte inferior, o que acaba prejudicando o desempenho do cérebro e do coração.






Mario Iampolschi



MEDITAÇÃO DA RESPIRAÇÃO CORRETA

Para respirarmos corretamente o ar deve primeiro entrar na área abaixo do diafragma e não no peito.


Primeiramente expirem esvaziando os pulmões depois inspirem  lenta e profundamente e sintam o ar entrando primeiro na barriga que se expande.

Podemos colocar as mãos na barriga para conferir se o ar está entrando nela primeiro ou no peito para ver se o ar não entra primeiro nele (levantando) e também nos dois ao mesmo tempo.

Essa respiração deve ser feita sempre que fizermos práticas de respiração.

Na vida cotidiana deve ser praticada para melhorarmos nossa saúde física e mental, até que ela se torne  nossa respiração natural como nos foi quando éramos bebês.




MEDITAÇÃO PARA CORTAR PENSAMENTOS E EMOÇÕES PERTURBADORAS  


Iremos utilizar um mantra.

Ele deve ser sentido e não pronunciado de forma automática .

Ao mentalizarmos essas frases devemos fazer igual quando oramos, crendo profundamente que iremos receber essa benção e essa benção é a energia da paz penetrando em nosso corpo e mente pois os dois estão interligados. 

Nos mantras não usamos termos negativos apenas observamos sem julgamento pensamentos ou  emoções que nos são naturais pois fazem parte do nosso Eu Inferior, portanto observamos a natureza de nossa mente e se ela  é naturalmente assim, não precisamos brigar com ela, é como uma criança que não sabe o que faz pois ainda não cresceu,   nosso trabalho é acalmá-la e orientá-la até que ela cresça e consiga evoluir.


Primeiro mentalizem a frase e depois inspirem e expirem lenta e profundamente 3 vezes: 

- Inspirando tomo consciência de minha mente.
- Expirando acalmo minha mente.

- Inspirando cuido de minha mente.
- Expirando sorrio para minha mente.

- Inspirando trago minha mente para o momento presente.
- Expirando sei que esse  momento é  maravilhoso.

Podemos criar nosso próprio mantra, obedecendo essa ordem da respiração, devemos usá-lo toda vez que nossa mente divagar para o futuro ou passado para que possamos aproveitar o momento presente.

É estranho dizer isso pois viver e aproveitar o presente deveria ser natural em todos nós, mas com esse mundo materialista somos puxados para fora de nosso lar verdadeiro, o momento presente.   Vemos isso claramente quando pessoas ao invés de apreciar a paisagem numa viagem preferem ficar acessando a internet ou jogos pelo celular.                                                                                                       




MEDITAÇÃO PARA RELAXAR CORPO E MENTE

Pode ser feito sentado, deitado ou em pé.   

Mentalizamos conforme vimos no inicio dessa edição, "com o coração" : 

1º processo

- Inspirando tomo consciência do meu rosto.
- Expirando relaxo meu rosto.

Quando inspiramos sentimos realmente o rosto e ao expirarmos relaxamos o rosto. 

Fazemos o mesmo processo para cada parte de nosso corpo no lado esquerdo e direito, seguindo a ordem abaixo, sendo que pernas e braços são feitos de forma alternada para cada lado:

- Nuca.
- Costas.
- Ombros.
- Ante-braços.
- Braços. 
- Mãos.
- Região do diafragma.
- Região das nádegas.
- Coxas. 
-Joelhos.
- Pernas.
- Pés.

Mentalizem agora:

para mim agora tudo é muita paz, muito alivio, eu relaxo, relaxo...


2º processo

Passamos agora para outras regiões do corpo:

- Inspirando tomo consciência do meu cérebro expirando relaxo meu cérebro.

- Inspirando tomo consciência do meu coração,  expirando sinto meu coração calmo e tranqüilo.


3º processo

Escolha um órgão ou parte do corpo que precise ser cuidada ou equilibrada, fiquem o tempo necessário para sentirem que realmente foram beneficiados por essa meditação.

Mentalizem de coração:

- Inspirando tomo consciência e cuido do meu orgão.
- Expirando visualizo meu órgão.

- Inspirando eu cuido do meu órgão.
- Expirando eu sinto meu orgão já equilibrado e restaurado.

Sintam e visualizem esse órgão ou parte do corpo, pode ser uma imagem como um desenho dele também, ao mesmo tempo que imaginam. vocês mesmos podem utilizar um outro recurso que queiram como uma luz por exemplo, equilibrando esse órgão ou parte do corpo, no final sintam ele já equilibrado. 



4º processo 

Inspirem e expirem lenta e profundamente 3 vezes, apenas foquem agora sem modificar o ritmo na inspiração e expiração, por alguns instantes, quanto tempo conseguirem, se a distração ou um pensamento vier, voltem gentilmente a respiração consciente.
  
Depois contem mentalizando de 5 à 1  respirando lenta e profundamente para retornarem.

- No CINCO mentalizem:      para min agora tudo é muita paz.
- No QUATRO mentalizem:  para min agora tudo é muito alívio.
- No TREIS mentalizem:       para min agora tudo é muita saúde.
- No UM mentalizem:             para min agora tudo é muita felicidade.         


No UM abram os olhos e deixem por instantes o corpo ainda relaxado sem mexer-se, depois voltem e mexam o corpo lentamente, sentido cada parte do corpo.

Mantenham essa sensação do corpo relaxado, sintam o corpo no dia a dia em tudo que fizerem e  onde estiverem.

Isso traz uma consciência do momento presente assim como a respiração consciente.                                                    
                                                                                                                                 








MEDITAÇÃO CAMINHANDO

1º - Caminhe lenta e atentamente tomando consciência, sentindo esses movimentos, sentindo o toque da sola do pé no chão.


2º - Ao pisar com o pé direito inspirem e com o esquerdo expirem. 


3º - Agora inclua o mantra lar-cheguei, ao pisar com o pé direito mentalizem  lar e com esquerdo cheguei, mantendo vivo esse pensamento de que chegamos ao nosso verdadeiro lar, o momento presente



Essa é uma boa meditação por exemplo quando tiverem muitos pensamentos antes de dormir, caminhem no quarto e para não se distraírem com a visão olhem para o chão, olhem os pés e seu movimento.



Até a próxima edição, que todos possam ser felizes,