Quem sou eu

Minha foto
O meu inicio na meditação se deu através de um livro do monge zen budista, Thich Nath Han - Para Viver em Paz-Editora Vozes, Thich Nhat Han já foi indicado ao Premio Nobel da Paz, ele é minha grande fonte de inspiração para as praticas meditativas. Meu foco são as meditações dinâmicas que podem ser aplicadas na vida cotidiana por isso são descritos vários tipos de práticas. As práticas meditativas transformaram minha vida e hoje sou mais centrado e feliz, consegui também frear e diminuir muito meus pensamentos. Praticante há muitos anos de práticas meditativas, através da Sociedade Budista do Brasil tive contato com monges de outros países onde pude desenvolver mais a minhas práticas. Participei em 2004 de um retiro de meditação com monges do Monastério do Thich Nhat Han. Em 2013 me tornei professor de meditação. As praticas meditativas devem ser incluídas paulatinamente em nossa vida diária como estilo de vida, a Plena Atenção ensinada por Buda pode ser vivenciada em qualquer lugar ou situação.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

MOMENTO ZEN 16ª Edição



Editor Mario Nigri Iampolschi



   

        
                    

Mario Nigri Iampolschi


LEI DA  IMPERMANÊNCIA

Caros amigos leitores, tudo no mundo é impermanente, assim disse o Buda, então se tudo é impermanente a boa noticia é que os obstáculos também são.

Umas das causas de nossa falta de persistência em realizarmos nossos sonhos é que o obstáculos cruzam nosso caminho pois fazem parte da impermanência da vida, então eles nos dizem:

- está vendo!  você não pode continuar, você é fraco,  eu sou mais forte que você...

As pessoas que levantam e não se deixam abater pelos obstáculos são  vencedoras na arte de viver.


.



                                   

    ABRAHAM LINCOLN


Fonte


Esse homem foi provavelmente o maior exemplo de persistência. Se você quer saber sobre alguém que nunca desistiu não precisa procurar muito. Nascido na pobreza, ele encarou a derrota durante toda a sua vida.

Perdeu oito eleições, faliu nos negócios duas vezes e teve um colapso nervoso. Ele poderia ter desistido em muitas ocasiões mas como ele não fez isso ele se tornou o maior presidente na história dos Estados Unidos.

Ele era um campeão. Ele nunca desistiu.  Aqui está um esboço de seu caminho até a Casa Branca.
.
1809 - Ano de seu nascimento
1816 - Sua família foi obrigada a mudar para outra fazenda ele teve que começar a trabalhar para ajudá-la.
1818 - Sua mãe morreu.
1831 - Faliu nos negócios.
1832 - Foi candidato à legislatura estadual - Perdeu.
1832 - Perdeu o emprego.
1833 - Pediu dinheiro emprestado de um amigo para abrir um novo negócio e faliu. Passou 17 anos pagando a dívida.
1834 - Concorreu novamente à legislatura estadual. Desta vez ganhou.
1835 - Ficou noivo mas a noiva morreu. Entrou em depressão.
1836 - Teve um colapso nervoso total e ficou seis meses de cama.
1838 - Tentou ser porta-voz da legislatura estadual - derrotado.
1840 - Tentou o cargo de eleitor. Derrotado.
1843 - Concorreu ao Congresso. Perdeu
1846 - Concorreu ao Congresso novamente e dessa vez ganhou. Foi para Washington e fez  um bom trabalho.
1848 - Concorreu à re-eleição ao Congresso - perdeu.
1849 - Tentou ser Oficial da Terra em seu estado natal.  Rejeitado
1854 - Concorreu ao Senado. Perdeu.
1856 - Tentou ser nomeado candidato a vice-presidente na convenção nacional do seu partido. Teve menos de 100 votos.
1858 - Concorreu ao Senado novamente. Perdeu
1860 - Foi eleito PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS.
.

FRASES DE ABRAHAM LINCOLN:

"Não te esqueças que os estranhos são amigos que ainda não conheces".


"Quando pratico o bem, sinto-me bem; quando pratico o mal, sinto-me mal. Eis a minha religião".

"Quase sempre a maior ou menor felicidade depende do grau de decisão de ser feliz".
"Nunca devemos mudar de cavalo no meio do rio".



 

Mario Nigri Iampolschi


OS DOIS LADOS DA MOEDA

Temos a tendência de enxergarmos apenas uma face da moeda, a do fracasso, mas se pudermos ver que do outro lado da moeda existe o sucesso,  então podemos enxergar o caminho, a vida é assim, não existe outra maneira de realizarmos nossos sonhos, não existe uma varinha mágica,  Buda nos ensinou a enxergarmos a realidade da vida como ela é, ele nos ensinou que a nossa felicidade depende de nós mesmos, assim como o sucesso da prática.

Um dos mais difíceis obstáculos é a nossa própria mente, e não os acontecimentos da vida, o grau de dificuldade de um problema é a forma como os enxergamos e lidamos com eles, se enxergarmos através deles podemos superá-los, estaremos enxergando a outra face da moeda, "todos os problemas tem solução se não tiverem solução não são problemas" .

Uma das formas que nós budistas utilizamos para não sofrermos com os altos e baixos da vida é a plena atenção, observamos também a impermanência de nosso ciclo natural de altos e baixos  sem nos apegarmos a eles, procuramos ver a realidade nua e crua que só é nos revelada se estivermos por inteiro no momento presente, pois quando estamos presos aos acontecimentos do passado achamos que os fracassos poderão ocorrer de novo, quando estamos pensando no futuro também não estamos enxergando a realidade, pois como tudo na vida está em constante mudança, não temos como saber o que vai acontecer daqui para frente, você pode marcar um encontro com os amigos e até planejar o que vai fazer no dia, mas como seu corpo também é impermanente, você poderá sentir-se mal e não comparecer a reunião, então de novo você gastou  energia pensando no futuro e deixou de curtir o momento presente que é o único momento que existe para podermos caminhar rumo ao nosso sonho, se estamos acordados no aqui agora poderemos ter o sucesso mas se estamos dormindo fora do aqui agora, então o sonho dificilmente se realizará  pois é um sonho de quem está dormindo...
  
As vezes brigamos com a vida , nos zangamos com ela, paremos de brigar com a vida ao invés disso nos tornemos o seu melhor amigo, assim a vida como uma grande amiga, nos dará o melhor dela, reflitam sobre isso, não esqueçam a vida só é real no momento presente, por isso devemos estar totalmente presentes para ela, esvaziando nossa mente  podemos curtir nossa melhor amiga, se conseguirmos 
amá-la então isso será o verdadeiro paraíso, não precisamos morrer para encontrarmos o paraíso. 


Podemos deixar os pensamentos serem gerenciados pela nossa consciência armazém, deixarmos o futuro ser cuidado por ela conforme vimos na edição anterior, assim sobra mais energia para vivermos a vida plenamente.

clique abaixo 15ª edição (veja parte ll)
http://momentozenmario.blogspot.com.br/2012/04/momento-zen-15-edicao-parte-i.html 

Ao usarmos nossa consciência mental com pensamentos e preocupações gastamos a energia que é a mesma que poderia estar sendo usada para vivermos com prazer e felicidade o momentos presente, vimos que os problemas continuam sendo trabalhados dentro de nós na consciência armazém, ela é como uma secretária nossa cuidando dos nossos assuntos e nos liberando para vivermos a vida , as grandes descobertas foram realizadas quando os pensadores deixaram de lado o problema  por algum tempo e foram descansar, então as respostas vieram subitamente para eles através da consciência armazém, onde está armazenada toda nossa sabedoria desta vida e das anteriores conforme o ensinamento do renascimento, o próprio Buda antes de sua iluminação teve várias vidas onde foi crescendo espiritualmente até chegar a sua última como ser humano.

Nossa energia é como uma moeda que usamos para adquirir nossa paz de espírito, amor, compreensão,  você não gostaria de gastá-la com preocupação, sofrimento, ansiedade, porque então ela pode lhe faltar para que você possa adquirir a verdadeira felicidade que só é encontrada no aqui e agora.



                                                                            NAMASTÊ