Quem sou eu

Minha foto
O meu inicio na meditação se deu através de um livro do monge zen budista, Thich Nath Han - Para Viver em Paz-Editora Vozes, Thich Nhat Han já foi indicado ao Premio Nobel da Paz, ele é minha grande fonte de inspiração para as praticas meditativas. Meu foco são as meditações dinâmicas que podem ser aplicadas na vida cotidiana por isso são descritos vários tipos de práticas. As práticas meditativas transformaram minha vida e hoje sou mais centrado e feliz, consegui também frear e diminuir muito meus pensamentos. Praticante há muitos anos de práticas meditativas, através da Sociedade Budista do Brasil tive contato com monges de outros países onde pude desenvolver mais a minhas práticas. Participei em 2004 de um retiro de meditação com monges do Monastério do Thich Nhat Han. Em 2013 me tornei professor de meditação. As praticas meditativas devem ser incluídas paulatinamente em nossa vida diária como estilo de vida, a Plena Atenção ensinada por Buda pode ser vivenciada em qualquer lugar ou situação.

sábado, 26 de julho de 2014

MOMENTO ZEN

24ª Edição 
10/08/2014
Editor Mario Nigri Iampolschi
momento.zen.mario@hotmail.com

__________________________________________________



SEJA CÔNSCIO E MUDE SUA VIDA


O MEU COMEÇO NA PRÁTICA MEDITATIVA

Há muito tempo atrás, em busca de uma solução para um problema psicossomático, busquei vários autores, mas, apenas um mudou minha vida, o monge vietnamita Thich Nhat Han.   Seu ensinamento era tão simples, mas tão difícil de seguir, no livro Para Viver em Paz – "o milagre da mente alerta", ensinava que deveríamos ser conscientes na vida cotidiana e praticarmos assim a arte de vivermos em paz.

O QUE É SER CÔNSCIO

A palavra Cônscio adotada pelo mestre, em seu livro, significa ser consciente, me tocou fundo essa palavra e essa prática, de modo que a adotei como filosofia de vida.  


Esse maravilhoso ensinamento do Buda é chamado de Plena Atenção um dos oito caminhos para o despertar (Nobre Caminho Óctuplo) no qual o mestre Thich Nhath Han trabalhou essa prática de forma primorosa em si mesmo e nos deixou sua prática como exemplo de que podemos também viver em Plena Atenção e desfrutarmos de seus enormes benefícios, essa pratica é largamente explorada no Momento Zen. 


Ser Cônscio é simplesmente trazermos a consciência para os pequenos atos de nossa vida como lavar pratos, varrer a casa, trabalhar, enquanto escrevo eu tomo consciência dos movimentos de minhas mãos nas teclas do computador e vejo esses movimentos atentamente com minha consciência da visão.








Ser Cônscio envolve estarmos conscientes dos movimentos de nosso corpo, respiração e mente. 


Ser cônscio é desacelerar a mente e os movimentos corporais, façam isso por um período em que seja possível essa prática, talvez um domingo sem compromissos, desacelerando seus movimentos a mente é tocada com uma paz e tranquilidade proveniente dessa meditação, se forem fazer uma faxina por exemplo, a façam pausadamente, num ritmo lento e atento se quiserem podem colocar uma musica relaxante, assim fazer faxina vira meditação, a Meditação da Mente Alerta como ensina o mestre Thich Nhat Han. 



Ser cônscio é uma prática que deve ser "de coração". 



Ser Cônscio é curtir todos os momentos da vida, pequenos milagres que se desenrolam no Momento Presente.



Ser cônscio é desligar o piloto automático do corpo e da mente.  

No corpo nos movimentando com consciência.  Na mente estamos consciente dos nossos cinco sentidos: audição: visão: tato: paladar e olfato além de nossos pensamentos e de nossa fala.


Ser cônscio é vivermos realmente o momento presente utilizando para isso o nosso corpo como uma âncora que prende e unifica nossa mente ao nosso corpo, não deixando que a dispersão mental nos leve para longe do Momento Presente.  



O mestre Thich Nhat Han nos ensina que essa consciência não deve ser uma labuta,  mas sim um prazer de sermos conscientes, de nos deliciarmos com o Momento Presente.







SEJA CÔNSCIO CAMINHANDO

Ao o sermos cônscios ao caminhar nos protegemos de nossa mente tagarela que nos arrasta para fora do Momento Presente.

A FELICIDADE

Thich Nhat han nos ensina que felicidade é uma prática, e que só não somos felizes porque não experimentamos o Momento Presente, estamos a maior parte do tempo pensando no futuro e no passado, ser Cônscio é experimentarmos a vida com todos os nossos sentidos no momento presente, isso é uma dádiva.

SEJA CÔNSCIO COM OS SEUS PENSAMENTOS

Devemos ter consciência de nossos pensamentos, ser Cônscio significa que devemos purificar nossa mente pelas práticas meditativas e pela sabedoria.





MEDITAÇÃO PARA LIMPEZA DOS PENSAMENTOS

A meditação de ser feita de maneira consciente, ou seja, devemos ser cônscios do que estamos mentalizando, deve ser feita com o coração que é a essência da prática.



Primeiramente inspiramos lenta e profundamente pelo nariz e depois expiramos pela boca, sentindo que as impurezas estão saindo junto com o ar que expiramos, façam pelo tempo que acharem necessário essa limpeza.

- Inspirando, trago amor e consciência ao meu pensamento.
- Expirando purifico minha mente.




O homem que se ocupa do passado...





Uma tradicional narrativa zen conta que um homem certo dia caminhava pela selva quando deu de cara com um tigre feroz.



Correu o máximo que pôde, mas logo chegou à beira de um precipício. Desesperado, escalou uma videira e ficou pendurado sobre o abismo. 

Enquanto estava suspenso ali, duas ratazanas apareceram e começaram a roer a árvore, e embaixo do precipício um bando de leões famintos.


De repente, o homem viu um cacho de uvas. Arrancou-as e as levou à boca. Eram as mais deliciosas que ele já provara na vida!



Essa fábula ilustra quanto é difícil nos atermos ao presente.



Quem passa a vida remoendo erros do passado e projetando os medos e desejos em relação ao futuro acaba por descobrir, no leito de morte, que a única coisa que possuía eram os momentos que deixava fugir das mãos sem desfrutar.



Como Oscar Wilde, tenha consciência de que o passado pode nortear decisões extremamente importantes, desde que não se transforme numa sombra que obscureça o presente.












Nenhum comentário:

Postar um comentário