Quem sou eu

Minha foto
O meu inicio na meditação se deu através de um livro do monge zen budista, Thich Nath Han - Para Viver em Paz-Editora Vozes, Thich Nhat Han já foi indicado ao Premio Nobel da Paz, ele é minha grande fonte de inspiração para as praticas meditativas. Meu foco são as meditações dinâmicas que podem ser aplicadas na vida cotidiana por isso são descritos vários tipos de práticas. As práticas meditativas transformaram minha vida e hoje sou mais centrado e feliz, consegui também frear e diminuir muito meus pensamentos. Praticante há muitos anos de práticas meditativas, através da Sociedade Budista do Brasil tive contato com monges de outros países onde pude desenvolver mais a minhas práticas. Participei em 2004 de um retiro de meditação com monges do Monastério do Thich Nhat Han. Em 2013 me tornei professor de meditação. As praticas meditativas devem ser incluídas paulatinamente em nossa vida diária como estilo de vida, a Plena Atenção ensinada por Buda pode ser vivenciada em qualquer lugar ou situação.

domingo, 1 de janeiro de 2012

MOMENTO ZEN 2ª edição

Autor Mario Nigri Iampolschi


momento.zen.mario@hotmail.com                      
     
_________________________________________________________________________________                        
Caros amigos leitores, é um prazer podermos estar juntos nessa 2ª edição, espero poder ajudá-los assim como fui ajudá-do   pelas praticas meditativas.







PLENA ATENÇÃO


Autor:
Mario N. Iampolschi


Meditação da Plena Atenção é como uma amiga fiel, está sempre disponível quando mais precisamos , em qualquer lugar, se conseguirmos sentí-la assim, também  podemos refletir se estamos sendo amigos de nós mesmos, se gostamos  de estar em nossa própria companhia, será que sabemos como cuidar de nosso corpo e  mente?   Buda sabia, a Plena Atenção é a resposta, quando estamos com ela, estamos cuidando de nossa mente e seu corpo. 



Em primeiro lugar devemos nos sentir bem e confortáveis com ela, e considerá-la como nossa companheira fiel , que poderá estar sempre conosco, onde quer que estejamos, só depende de nós, não precisamos nos sentirmos  sozinhos. 



O que é Plena Atenção? 


Para mim é o supra-sumo dos ensinamentos de Buda, o caminho usado por Buda para atingir o Nirvana (iluminação), a Respiração Consciente, foi esse o caminho, ele sentou-se embaixo da Arvore de Bodhi e disse para si mesmo: só irei levantar quando atingir a iluminação. 
Na edição anterior nos praticamos a Plena Atenção andando, nós nos movemos conscientemente, normalmente andamos sem consciência alguma, a plena atenção é ao contrário,   nós falamos sobre Respiração Consciente usando o mantra "lar-cheguei", enquanto inspiramos mentalizamos a primeira parte do mantra "lar", essa mentalização deve durar o tempo da inspiração e depois a segunda parte do mantra "cheguei" igualmente. 

Esse mantra significa que chegamos ao nosso lar verdadeiro, o momento presente, o único momento que pode ser vivido aqui e agora.  
Depois de vivenciarmos  "lar-cheguei",  podemos vivenciar o mantra "felicidade-cheguei", por estar no momento  presente, agora temos condições para sermos felizes.  
O passado não mais existe e o futuro é  incontrolável, só podemos nos transformar no momento presente.

A Respiração Consciente pode ser vivenciada em qualquer lugar, aprendemos como respirar com mantras, agora apenas iremos respirar sem mentalizar o mantra isso é respirar consciente, para respirarmos sem o mantra darei uma técnica fácil e prática:

1º - Relaxem o corpo físico em partes, o rosto, a nuca, as costas, os braços pernas, principalmente os locais do corpo que estiverem tensos, mentalizem a seguinte frase para cada parte do corpo:


Inspirando trago amor e consciência ao meu rosto.

Expirando relaxo e solto os músculos de meu rosto.

Após esse relaxamento continuem sentindo o corpo relaxado, e fechem a boca sentindo o leve toque dos lábios, fiquem conscientes dessa sensação, e deixem o ar entrar e sair sem alterar o seu ritmo, o ar naturalmente só pode entrar e sair pelas narinas, podemos também observar e sentir a entrada e saída do ar pelas narinas.

Com o tempo entrar direto na respiração consciênte se torna mais fácil, e podemos passar agora para a observação dos estados mentais, respirando e acalmando as emoções e os estados mentais difíceis.

Vejam na 20ª edição as duas práticas de forma mais completa

clique abaixo




CONSCIÊNCIA

Autor:
Osho
"Certa vez Buda estava passando por Shrivasti com seu discípulo mais querido, Ananda. Uma mosca veio e pousou em sua testa. Exatamente como nós faríamos, ele simplesmente abanou sua mão e a mosca se foi. então ele parou e levou sua mão muito cuidadosamente e conscientemente. A mosca não estava mais lá, mas ele abanou sua mão com grande graça. Ananda não conseguiu entender o que estava acontecendo. Ele disse, ‘A mosca estava ali há poucos instantes mas ela já se foi. Agora, o que você está fazendo?      E Buda disse, ‘Daquela vez eu fiz errado, eu fiz sem consciência. Eu continuei conversando com você e mecanicamente eu levantei minha mão, sem estar consciente do que estava fazendo. Agora eu estou fazendo da maneira como deveria ter feito da primeira vez, para me lembrar de que isto não deve acontecer de novo."
Qualquer ação feita com consciência se torna meditação.  - Osho



HORA DA PRÁTICA

Durante esta semana enquanto caminhamos , tentemos nos  lembrar da meditação andando e apenas caminhemos conscientemente num ritmo normal, sem pressa, e depois se nos sentirmos confortáveis então poderemos observar nossa respiração, apenas ar entrando e saindo, lembremos de  estarmos  sendo acompanhados pelo nossa melhor amiga, a Plena Atenção, portanto caminhemos à vontade, felizes, em paz.
 Isso parece uma coisa sem importância, mas esse é um ensinamento do Buda, enquanto caminhamos assim   não ficamos pensando nas mágoas do passado e nem nas previsões  para o futuro, agindo assim estremos  vivendo o momento presente . o único  momento para sermos felizes.                                                                                                             
                                                                                                                                                                                                                               
                                                                                                                                       
                                                                          NAMASTÊ!                                                                                                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário