Quem sou eu

Minha foto
O meu inicio na meditação se deu através de um livro do monge zen budista, Thich Nath Han - Para Viver em Paz-Editora Vozes, Thich Nhat Han já foi indicado ao Premio Nobel da Paz, ele é minha grande fonte de inspiração para as praticas meditativas. Meu foco são as meditações dinâmicas que podem ser aplicadas na vida cotidiana por isso são descritos vários tipos de práticas. As práticas meditativas transformaram minha vida e hoje sou mais centrado e feliz, consegui também frear e diminuir muito meus pensamentos. Praticante há muitos anos de práticas meditativas, através da Sociedade Budista do Brasil tive contato com monges de outros países onde pude desenvolver mais a minhas práticas. Participei em 2004 de um retiro de meditação com monges do Monastério do Thich Nhat Han. Em 2013 me tornei professor de meditação. As praticas meditativas devem ser incluídas paulatinamente em nossa vida diária como estilo de vida, a Plena Atenção ensinada por Buda pode ser vivenciada em qualquer lugar ou situação.

segunda-feira, 30 de março de 2020

MOMENTO ZEN 29ª EDIÇÃO
Editor: Mario Nigri Iampolschi
momento.zen.mario@hotmail.com 
29/03/2020


É com grande prazer que iniciamos mais uma edição, eu sugiro que o amigo leitor posso experimentar por si próprio tudo que esta descrito nesse blog, tudo que aprendi até hoje, foi incansavelmente por mim praticado e vivenciado.



CONTROLE MENTAL






CONSCIÊNCIA CRIA REALIDADE, O UNIVERSO É IMATERIAL, MENTAL E ...



Thich Nath Han em seu livro "Para Viver em Paz" , descreve que para termos controle de nossa mente, devemos manter pelo mesmo tempo, nossa Respiração Consciente, ele chama essa pratica de  Mente Alerta.

Mente Alerta ao que pensamos, sem discriminação de bom ou mal, apenas reconhecer o pensamento como pensamento, podemos mentalizar o mantra " pensando, pensando...." até que nossa mente se acalme.

Nossa respiração influencia nossas emoções, cada tipo de respiração que temos naturalmente variam conforme nossos pensamentos e emoções, portanto, se modificamos nossa respiração fazemos o caminho inverso.


Existem 2 tipos de respiração consciente:


1º- Quando modificamos por nossa própria vontade a forma que respiramos, exemplo :

Se estivermos nos sentindo distraídos ou ansiosos podemos respirar com mais profundidade, essa alteração de nossa respiração pode nos trazer um certo alívio.

A ex-jogadora de basquetebol, que fez parte da seleção brasileira, Marta, antes de arremessar a bola em tiro livre, respirava profundamente 3 vezes, essa é uma forma de controle mental.

2ª - Deixamos nossa respiração ao natural e a sentimos através da entrada e saída de ar de nossas narinas, existem uma forma que podemos iniciar o treinamento que é fecharmos levemente a boca sentindo o leve toque de nossos lábios, naturalmente o ar irá passar pelas narinas, depois abandonamos essa técnica e passamos a sentir , sentir, simplesmente sentir...

No inicio a pratica parece difícil mas é questão de jeito é como aprender a nadar ou andar de bicicleta.


A Respiração Consciente deve fazer parte de nossa vida naturalmente não precisamos torná-la uma pratica formal, ela deve ser praticada durante nossos afazeres cotidianos mantendo assim nossa Mente Alerta.

Outro enorme beneficio é que quando estamos conscientes de nossa respiração, menos seremos influenciados, na psicologia budista,  chamado de consciência armazém.




                  CONSCIENCIA ARMAZEN

A interação das consciências ~ Centro Dao de Cultura Oriental

O conteúdos dessa consciência são descritos como sementes (bijas) que são depositadas na Consciência Armazém em nossa existência ate hoje.

Raiva, medo, desespero, amor, compaixão entre outros fazem parte dessa consciência,  sobem a consciência mental de de forma autônima.


A respiração consciente também é uma semente, portanto se regamos e cultivamos a respiração consciente ela irá crescer e florir.

E muito importante regarmos as boas sementes através de nossa consciência mental, quando regamos as boas semente deixamos de regar as sementes que nos causam sofrimento.

Quando as sementes emergem da consciência armazém elas podem ser fortes ou fracas dependendo quanto foram regadas, os amigos leitores entendem quão importante é regarmos as boas sementes?

para saber mais sobre psicologia budista
segue anexo da 15ª edição



Namastê, a gratidão que vem do coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário